12 Dicas para estudar T.I. on-line sem gastar nenhum centavo

Por Renato Luiz Cardoso | 12/11/2016

 

 

Uma das grandes vantagens da Internet é a facilidade que trouxe ao ensino a distância. Com o advento dos computadores e consequentemente da grande rede, o acesso à informação nunca foi tão simples. Sem sair de casa, podemos participar de treinamentos que eram de difícil acesso ou com custo muito elevado.

Estudar on-line não substitui um treinamento presencial, mas trás uma série de vantagens em relação a este. Em primeiro lugar, você pode estudar no seu ritmo, isto é, de acordo com sua própria velocidade e tempo disponível. Logicamente, depende também da sua dedicação.

Outra vantagem é a possibilidade de rever as aulas sempre que necessário. Esta é uma ferramenta importante, pois, se não compreender um assunto, poderá revisitá-lo quantas vezes forem necessárias, até que o domine.

Na área de tecnologia da informação, não faltam alternativas para estudar on-line. Segue abaixo, doze sites para realizar cursos gratuitos. Aproveite.

1. Microsoft Virtual Academy, disponível em: http://www.microsoftvirtualacademy.com/ oferece cursos na área de programação, desenvolvimento de jogos (inclusive usando a plataforma Unity3D), desenvolvimento para Web e Visual Studio. A lista inclui cursos de apoio para certificações, banco de dados, suporte ao usuário e computação na nuvem. 

2. Brasil Mais TI, disponível em: http://www.brasilmaisti.com.br/ Os cursos oferecidos pelo Projeto Brasil Mais TI são gratuitos e abrangem treinamentos em programação para plataforma .NET, programação em JAVA, sistemas operacionais e redes de computadores. 

3. Fundação Bradesco, disponível em: http://www.ev.org.br/ oferece cursos gratuitos nas áreas de Administração, Banco de Dados, Programação, WEB, entre outros. 

4. O site Diálogo TI, também conhecido como Intel Next Generation Center, disponível em: http://dialogoti.intel.com/pt-br oferece vários cursos na área de TI, como tecnologias móveis, negócios em TI e áreas estratégicas. 

5. A FGV (Fundação Getúlio Vargas), disponível em http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/ oferece diversos cursos na área de administração, inovação e sustentabilidade. 

6. O site “Cursos On-Line SP”, disponível em: http://www.cursosonlinesp.com.br/ fornece diversos treinamentos gratuitos na área de tecnologia da informação, como por exemplo, Java, Microsoft Excel, manutenção de computadores, redes, entre outros. 

7. O portal “LearnCafé”, disponível em: http://www.learncafe.com/cursos-gratis oferece uma série de cursos gratuitos voltados a informática e Internet, como cursos sobre a criação de blogs, webmetrics, webdesign, hospedagem de sites, entre outros. 

8. O “EAD Sebrae”, disponível em https://www.ead.sebrae.com.br/ , oferece uma série de treinamentos para quem quer começar a empreender. Além de gratuitos, os cursos oferecem informações valiosas para quem presta serviços ou é MEI (micro empreendedor individual), muito comum na área de TI. 

9. Já, o portal “EAD SENAR”, acessível em: http://www.eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos/ possui diversos cursos de capacitação para empreendedores, desde inclusão digital até sustentabilidade. São cursos gratuitos e com certificado. 

10. O site VEDUCA, disponível em: http://www.veduca.com.br/cursos/gratuitos oferece os cursos das melhores universidades, como Berkley, M.I.T, USP, UnB, CalTech, entre outros. Todos em forma de vídeo aulas e legendados em português.

11. Já o site https://ead.treinamentolinux.com.br/ oferece diversos cursos sobre o sistema operacional Linux (alguns gratuitos).

12. Não poderia deixar de mencionar também o site https://www.coursera.org/ com uma enorme gama de cursos para todas as áreas.

Existem, logicamente, muitos outros treinamentos on-line, mas esta lista já é um bom começo. Então, o que está esperando? Vamos estudar!


Gostou do artigo? Compartilhe para que seus amigos também possam ler.