Atitudes para melhorar a vida profissional

Por Renato Luiz Cardoso | 12/11/2016

 

Recentemente, li algumas anotações em um antigo caderno de um treinamento que realizei há tempos. São dicas úteis para levar uma vida profissional mais “leve”. Gostei muito dos ensinamentos e desejo compartilhá-los com você leitor.

Vamos a elas:

Verdade: Seja sincero ao falar. Não diga nada a menos que você tenha certeza de que seja verdade. Não somos seres perfeitos, por isso, devemos ter cuidado com nossas falhas e devemos sempre zelar pela verdade. Buscar saber de onde veio uma informação, se tem alguma base, se está fundamentada, antes de propagá-la aos quatro ventos.

Agilidade: O bem mais precioso que temos é o tempo, pois, não teremos como recuperá-lo. Aproveite melhor seu tempo: o que tiver que ser feito deve ser feito imediatamente. “Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. O tempo é valioso demais para ser desperdiçado. Aprenda mais sobre o gerenciamento do tempo no trabalho e na vida pessoal. Com certeza você vai notar um aumento na sua produtividade.

Respeito: Tenha muito cuidado com os sentimentos das pessoas. Seja atencioso para com todos que te procuram, porém, cuidado com aqueles que buscam atenção demais. Ser atencioso, respeitar o próximo, não ter preconceitos de raça, opção sexual ou credo.

Tranquilidade: Mantenha sempre a calma. Não deixe que as pequenas coisas abalem a sua tranquilidade. Conserve a calma e a serenidade. Demonstre tranquilidade em tudo que você faz. Lembre-se: Nervosismo e revolta só tendem a piorar as coisas. De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, 2005, “Uma flecha lançada, uma oportunidade perdida e uma palavra falada não têm volta”.

Serenidade: Note que as palavras de um sábio são ditas calmamente. Observe os grandes mestres, note que eles não perdem a tranquilidade ao se expressarem ou dirigir a palavra ao próximo. Crie esse hábito, assim, você será compreendido melhor pelo outro.

Higiene: É importante manter a higiene pessoal, da casa e dos lugares públicos, respeite tanto o seu corpo como suas vestimentas. Respeite seu local de trabalho, mantenha-o limpo.

Paciência: É necessário cultivá-la, seja em que situação for. Há um momento certo para tudo na vida, não queira antecipá-lo. A paciência representa respeito ao próximo e a si mesmo.

Ordem: É fundamental concentrar-se em tudo o que se faz, evite distrações. Guarde cada coisa em seu respectivo lugar, assim, você evitará perda de tempo e paciência. Conduza seu tempo e seus objetivos com ordem dessa forma, concretizará seus projetos com êxito.

Humildade: Reconheça suas limitações e não revele ou julgue os erros do próximo. Procure sempre aprender com todos. Cada indivíduo tem algum conhecimento ou virtude que você não possui. Lembre-se: Ninguém é perfeito.

Integridade: Não faça aos outros, o que você não gostaria que fizessem com você. Aquele que ama e pratica a justiça mantém sua consciência é limpa. Faça sempre o que é correto, especialmente no que diz respeito as suas obrigações, sejam pessoais ou profissionais. Lembre-se de que muitos se espelham em você e veem você como exemplo.

Prosperidade: O que é ser rico? Aquele que está satisfeito com o que tem. O dinheiro é para ser usado, não amado. É um meio e não o fim de si mesmo. Não gaste dinheiro sem analisar se realmente existe necessidade. Aprenda a poupar. Conheça o mercado financeiro e faça o dinheiro trabalhar para você. Não desperdice recursos da empresa.

Silêncio: Julgue o valor das palavras antes de falar. Falar é uma das armas mais poderosas. O silêncio é uma expressão de sabedoria. Pense antes de falar e não fale a menos que tenha algo relevante para dizer. É importante saber discernir o momento de brincar e o momento de falar sério. Porém, não use o seu silencio com uma arma ou para omissão.

Melhorar é um esforço contínuo que demanda empenho e dedicação.

Até a próxima.


Gostou do artigo? Compartilhe para que seus amigos também possam ler.